Banda Doidivanas celebra 20 anos do álbum de estreia “Liber Pampa” e lança videoclipe de “Sangria”

Gravado durante turnê do quinto disco do grupo, “Próximos Distantes” (2017), o videoclipe de “Sangria” faz parte das comemorações de duas décadas de lançamento do álbum “Liber Pampa”, de 1998. O audiovisual conta com a participação especial do cantor e compositor Zelito Ramos. O videoclipe está disponível a partir de 03/05, no canal DoidivanasRock, no Youtube.

Sangria” é uma das 18 canções originalmente lançadas no álbum “Liber Pampa”, em 1998, autoria do saudoso compositor Basílio Conceição, natural de Arroio de Grande (RS), que teve uma releitura roqueira da Doidivanas.  O videoclipe traz cenas de ensaios e do show do grupo gaúcho no projeto CRIA: Mostra de Música Autoral, no Museu Antropológico, em Santo Antônio da Patrulha (RS). A direção e edição são do publicitário Daniel “Cuca” Moreira, também integrante da Doidivanas.

“LIBER PAMPA”: PRIMEIRO MANIFESTO DA DOIDIVANAS

Criada em Pelotas (RS), em 1995, a banda Doidivanas faz uma fusão entre elementos da música e da cultura regionais do sul do Brasil, do rock e estilos contemporâneos. Um estilo de som já chamado de “rock bagual”,” funk gaudério”, “pop nativista” e “world music gaúcha”. O lançamento do álbum “Liber Pampa”, em 1998, é a marca fundamental deste manifesto artístico e musical no qual a Doidivanas semeia “ideias sonoras que extrapolem as fronteiras geográficas e culturais do Rio Grande do Sul”.

DOIDIVANAS_capa_Liber_Pampa_1998_2005_BAIXA.jpg
Capa do álbum “Liber Pampa” – Banda Doidivanas –  1998

Em 2015, o grupo lança uma versão digital do álbum de estreia – intitulado agora de “Liber Pampa Remexido” – apresentando 12 faixas remixadas e remasterizadas, melhorando a sonoridade, além de incluir arranjos e instrumentos que haviam sido eliminados na versão original. Após 20 anos, a Doidivanas prepara ações para comemorar este primeiro trabalho, enquanto se dedica a criar novas composições para o sexto álbum, ainda sem nome, data ou lançamento definidos.

ÁLBUM E O DOCUMENTÁRIO “PRÓXIMOS DISTANTES”

Com mais de duas décadas de carreira artística, a Doidivanas lançou em 2017, o quinto álbum, “Próximos Distantes”, com 13 faixas, que incluem composições inéditas, criadas ao longo da trajetória, além de releituras de autores gaúchos. As influências deste trabalho transitam entre o rock, o folk, a música regional brasileira e a world music.

Durante as gravações deste álbum da banda, entre 2016 e 2017, foi produzido um documentário, tratando sobre o processo criativo, a gravação do disco e a trajetória do grupo. O audiovisual traz depoimentos dos integrantes da Doidivanas, além de material de arquivo e acervo da banda, como videoclipes, registros de shows, entrevistas, ensaios e gravações.

SOBRE A DOIDIVANAS

A banda surgiu em 1995, em Pelotas (RS), no sul do Brasil – dentro do ambiente universitário, artístico e boêmio da cidade – formada por um grupo de amigos que curtia a fusão do rock com outros estilos musicais. Os integrantes da Doidivanas são: Felipe Mello, vocal, Rodrigo Osório, baixo, Daniel Conceição, guitarra, Rodrigo dMart, bateria, além de Daniel “Cuca” Moreira, baixo e violão, também responsável pelos projetos gráficos de todos os álbuns da banda.

A Doidivanas já lançou cinco discos: “Liber Pampa” (1998/2015), CD e HQ “Doidivanas & Libório” (1999, em parceira com o cartunista André Macedo), “Viagem ao Sul da Terra” (2002) e “Nosotros” (2008), álbum de releituras de artistas, compositores e bandas gaúchos, brasileiros e latino-americanos, e “Próximos Distantes” (2017). A banda realizou shows em casas de espetáculo, projetos culturais, mostras coletivas e festivais no Rio Grande do Sul, São Paulo e Uruguai.

DOIDIVANAS_foto_credito_Luigi_Sodré
Banda Doidivanas: Osório (baixo), Conceição (guitarra), Felipe (vocal), Cuca (violão) e dMart (bateria) – Fotografia: Luigi Sodré

Ao longo de mais de duas décadas, a Doidivanas desenvolve um processo criativo de investigação e experimentação sobre ritmos sulistas (como vanera, chamamé, xote, chacarera e milonga), instrumentos tradicionais (acordeon, gaita-ponto, bumboleguero), a linguagem e a poesia nativistas (causos, canções e ditos populares) para fundi-las com a musicalidade urbana atual.

A venda online inclui os discos “Liber Pampa Remexido” (1998/2015), “Viagem ao Sul da Terra“ (2002), “Nosotros” (2008) e “Próximos Distantes” (2017) que estão disponíveis em mais de 30 lojas e sites de streaming e download, como Spotify, Deezer, Google Play e Apple Music.

Atualmente, a Doidivanas se dedica a criar novas composições para o sexto álbum, ainda sem nome, data ou lançamento definidos.

SERVIÇO:

DOIDIVANAS – Lançamento do videoclipe “Sangria”

Direção: Daniel “Cuca” Moreira

Liberado no Youtube: https://tinyurl.com/Doidivanas-Sangria

DOIDIVANAS – Documentário “Próximos Distantes”

Direção: Daniel “Cuca” Moreira

Liberado no Youtube: https://tinyurl.com/Doidivanas-Doc

DOIDIVANAS – CD Próximos Distantes – 2017

13 faixas – Independente – R$ 20,00

DISCOGRAFIA:

Liber Pampa” (1998/2015), EP “Doidivanas e Libório” (1999), projeto CD/Gibi, com o cartunista André Macedo, “Viagem ao Sul da Terra” (2002), “Nosotros” (2008) e “Próximos Distantes” (2017).

DOIDIVANAS NAS PLATAFORMAS DIGITAIS:

SPOTIFY: https://tinyurl.com/Doidivanas-Spotify

APPLE MUSIC: https://tinyurl.com/Doidivanas-AppleMusic

GOOGLE PLAY: https://tinyurl.com/Doidivanas-GooglePlay

DEEZER: https://tinyurl.com/Doidivanas-Deezer

CONTATOS:

Site da banda: www.doidivanas.com.br

Doidivanas no Facebook: https://www.facebook.com/DoidivanasRock

Doidivanas no Twitter: https://twitter.com/DoidivanasRock

Doidivanas no YouTube: https://tinyurl.com/doidivanas-youtube

Shows / Assessoria de Imprensa: (51) 9-9242-7224 / 9-9236-7919 – imagina.conteudo@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s