//
você está lendo / you're reading...
cursos, educação, história, literatura, música, palestra, poesia, producão cultural

Recitador e folclorista argentino Golondrina Ruiz participa de evento com Demétrio Xavier, em Porto Alegre

Nova edição do projeto Cevadas de Palavra apresenta a obra cultural produzida por Golondrina Ruiz, da Argentina, no dia 11 de dezembro, domingo, às 18h30, na Fundação Ecarta, em Porto Alegre, com entrada franca. A atividade faz parte do projeto do novo disco do músico e radialista Demétrio Xavier, intitulado Cantos do Sul da Terra.

golondrina_ruiz_arquivo_pessoal

O argentino Golondrina Ruiz participa do Cevadas de Palavra, em Porto Alegre (foto: arquivo pessoal)

Argentino da província de Mendoza, a saga da formação cultural de Golondrina Ruiz começa no lombo de um cavalo, em 1973. Interessado pela diversidade, pelos ditos e pelos ritos locais, o folclorista viajou a região durante seis anos e suas experiências injetaram nele o ritmo que traduz na arte como recitador, cantautor folclórico, roteirista, ator e diretor de espetáculos.

São estes conhecimentos que Golondrina Ruiz vem compartilhar em Porto Alegre, no evento Cevadas de Palavra, capitaneado pelo cantor e radialista Demétrio Xavier.

golondrina_ruiz_01_arquivo_pessoal

Golondrina Ruiz (arquivo pessoal)

O Cevadas de Palavra já apresentou ao público porto-alegrense artistas como os argentinos Raúl Noriega, percussionista de bombo legüero e Laura Peralta, pesquisadora e cantora, além da cantora e violonista uruguaia María Elena Melo. Eles estiveram na Capital participando das gravações do disco que comemora os trinta anos de carreira do músico Demétrio Xavier.  No repertório do álbum Cantos do Sul da Terra estão composições próprias e obras do cancioneiro de inspiração folclórica do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

O projeto conta ainda com as participações de artistas gaúchos Marco Aurélio Vasconcellos e Marcelo Delacroix. A produção musical do álbum é do flautista e arranjador Pedrinho Figueiredo. O disco Cantos do Sul da Terra, que tem financiamento do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural), está sendo gravado em Porto Alegre e tem previsão de lançamento para 2017.

Na Fundação Ecarta, a proposta é ampliar o diálogo entre os artistas e os ritmos, em uma conversa animada pelos conhecimentos, as músicas e as histórias dos convidados. No dia 11/12, domingo, Demétrio Xavier conversa e canta com o folclorista argentino Golondrina Ruiz, a partir das 18h30. O evento tem entrada franca e a Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943.

 SOBRE DEMÉTRIO XAVIER

Cantor, radialista e violonista porto-alegrense especializado na pesquisa e interpretação do nativismo platino. Atuando no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, Demétrio Xavier enfatiza seu trabalho na obra do mestre maior do gênero, Atahualpa Yupanqui, a quem conheceu pessoalmente, em Buenos Aires, em 1990.

Em 1998, o músico gravou o CD independente “Camino – Demétrio Xavier interpreta Atahualpa Yupanqui”. Em 2005, lançou o álbum duplo “O Pajador Perseguido”, com a gravação da versão em espanhol e de tradução para o português do grande poema de Yupanqui. A tradução é de autoria de Demétrio e mereceu a apresentação do poeta Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras.

Em 2009, Demétrio Xavier venceu, ao lado de Marco Aurélio Vasconcellos, a 36ª Califórnia da Canção Nativa, festival de música nativista, realizado em Uruguaiana (RS), com “A Sanga do Pedro Lira“.

Desde setembro de 2011, Demétrio Xavier produz e apresenta o programa Cantos do Sul da Terra, na rádio FM Cultura de Porto Alegre.

SOBRE GOLONDRINA RUIZ

Golondrina é o pseudônimo de Rafael Ricardo Ruiz (Argentina, 1947). Atua como folclorista, recitador e difusor cultural. Seu trabalho cultural também abrange atuações como roteirista, ator e diretor, sobretudo na Festa Nacional da Vindima, da Província de Mendoza, na Argentina.

 SERVIÇO:

CEVADAS DE PALAVRA – Com DEMÉTRIO XAVIER E GOLONDRINA RUIZ

11/12 – domingo – 18h30 – Entrada franca – 60 lugares

Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre (RS)

DIVULGAÇÃO E CONTATO PARA ENTREVISTAS:

Imagina Conteúdo Criativo

Com Yara Baungarten – (51) 99242-7224

imagina.conteudo@terra.com.br

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: