//
você está lendo / you're reading...
educação, literatura, música, poesia, producão cultural, rádio, shows

Cantor e compositor Demétrio Xavier recebe convidados estrangeiros na Fundação Ecarta

Nos eventos Cevadas de Palavra, Demétrio Xavier entrevista os artistas Raúl Noriega, da Argentina, e María Elena Melo, do Uruguai, nos dias 23 e 29 de agosto, na Fundação Ecarta, em Porto Alegre. As atividades fazem parte do projeto do novo disco do músico e radialista, intitulado Cantos do Sul da Terra.

DEMETRIO_XAVIER_credito_KRIS_ROSA_alta

Cantor, radialista e compositor Demétrio Xavier (crédito: Kris Rosa)

Para comemorar os seus trinta anos de carreira, o músico Demétrio Xavier está preparando seu terceiro disco que celebra a música popular e folclórica do cone sul da América. No repertório do álbum Cantos do Sul da Terra estão composições próprias e obras do cancioneiro de inspiração folclórica do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Raúl_Noriega_ALTA.jpg

Percussionista argentino Raúl Noriega

O projeto conta com as participações de artistas gaúchos – como Marco Aurélio Vasconcellos e Marcelo Delacroix – e dos hispano-americanos Raúl Noriega, Laura Peralta e Golondrina Ruiz, da Argentina, e María Elena Mello, do Uruguai.  A produção musical do álbum é de flautista e arranjador Pedrinho Figueiredo.

Na Fundação Ecarta, a proposta  é oportunizar o diálogo com os artistas, seus ritmos e sonoridades, em uma conversa animada pelos conhecimentos e as histórias dos convidados. No dia 23/08, terça-feira, o Cevadas de Palavra recebe o argentino Raúl Noriega, a partir das 19h. E no dia 29/08, segunda-feira, será a vez de Demétrio Xavier conversar com a uruguaia María Elena Melo, também a partir das 19h. Os eventos tem entrada franca e a Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943.

Maria_Elena_Melo_ALTA.jpg

Cantora uruguaia María Eleno Mello

O disco Cantos do Sul da Terra, que tem financiamento do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural), está sendo gravado em Porto Alegre e tem previsão de lançamento para abril de 2017.

SOBRE DEMÉTRIO XAVIER

Cantor, radialista e violonista porto-alegrense especializado na pesquisa e interpretação do nativismo platino. Atuando no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, Demétrio Xavier enfatiza seu trabalho na obra do mestre maior do gênero, Atahualpa Yupanqui, a quem conheceu pessoalmente, em Buenos Aires, em 1990.

Em 1998, o músico gravou o CD independente “Camino – Demétrio Xavier interpreta Atahualpa Yupanqui”. Em 2005, lançou o álbum duplo “O Pajador Perseguido”, com a gravação da versão em espanhol e de tradução para o português do grande poema de Yupanqui. A tradução é de autoria de Demétrio e mereceu a apresentação do poeta Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras.

Em 2009, Demétrio Xavier venceu, ao lado de Marco Aurélio Vasconcellos, a 36ª Califórnia da Canção Nativa, festival de música nativista, realizado em Uruguaiana (RS), com “A Sanga do Pedro Lira“.

Desde setembro de 2011, Demétrio Xavier produz e apresenta o programa Cantos do Sul da Terra, na rádio FM Cultura de Porto Alegre.

SOBRE RAÚL NORIEGA

Nascido em uma família de músicos e influenciado pelos artistas de sua região, o percussionista argentino Raúl Noriega dedica-se aos ritmos folclóricos há mais de 20 anos, com seu grupo La Fangosa. Seu instrumento mais característico é o “bombo legüero”, com o qual irá participar de algumas das faixas do disco Cantos do Sul da Terra.

SOBRE MARÍA ELENA MELO

Cantora e compositora uruguaia, com formação clássica em oboé e popular em violão. Desenvolveu sua carreira musical voltada para o canto e o folclore do Uruguai, atuando em orquestras e também como educadora. Tendo realizado turnês pela França e Espanha, atualmente, María Elena prepara dois novos CDs, com tangos e milongas, unindo composições do Uruguai e da Argentina.

 

SERVIÇO:

CEVADAS DE PALAVRA – Com DEMÉTRIO XAVIER E RAÚL NORIEGA

23/08 – terça-feira – 19h – Entrada franca – 60 lugares

 CEVADAS DE PALAVRA – Com DEMÉTRIO XAVIER E MARÍA ELENA MELO

29/08 – segunda-feira – 19h – Entrada franca – 60 lugares

Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre (RS)

 

DIVULGAÇÃO E CONTATO PARA ENTREVISTAS:

Imagina Conteúdo Criativo

Com Yara Baungarten – (51) 9242-7224

imagina.conteudo@terra.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter – Yara

%d blogueiros gostam disto: