//
você está lendo / you're reading...
cursos, desenho, educação, fotografia, ilustração, internet, literatura, negócios, palestra, producão cultural, quadrinhos

“Um Outro Pastoreio” na QuantaCon, quadrinhos em debate e prática, em São Paulo

Você achou que, depois de lançar a graphic novelUm Outro Pastoreio” de maneira independente e coletar elogios Brasil afora pelo trabalho, o roteirista Rodrigo dMart e o ilustrador Indio San foram descansar?

dMart e Indio San, no sol da tarde, em um sítio em Santa Maria (RS)

Enganou-se, porque a saga da divulgação continua!!!!

No domingo, dia 22 de abril, a dupla criativa vai estar em São Paulo para uma palestra no QuantaCon 2012. Junto com o quadrinista Spacca, Rodrigo e Indio vão comentar sobre adaptação literária, num debate que  começa às 10h e tem mediação de Paulo Ramos, do site Blog dos Quadrinhos.

Graphic novel "Um Outro Pastoreio", lançada em 2010

A ideia é contar sobre o processo de criação de “Um Outro Pastoreio“, que tem livre inspiração no conto “O Negrinho do Pastoreio“, do escritor pelotense João Simões Lopes Neto, dando enfoque em como transpor obras literárias clássicas e biografias de personalidades históricas para os quadrinhos.

QuantaCon é promovido pela Quanta Academia de Artes e pelo criador e roteirista Rafael Coutinho. Participação de profissionais e lendas do quadrinho nacional como Laerte,  Lourenço MutarelliFábio Moon, Guazzeli, Gabriel Bá, Rafael Grampá, Rafael Albuquerque, André Diniz, Daniel Galera e muitos outros. Os debates, workshops e aulas-demonstração ocorrem nos dias 21 e 22 de abril, com eventos das 9h às 21h. O debate sobre adaptação literária com dMart, San e Spacca vai ser na sala 2 da CASA UM, que fica na Rua Dr. José de Queirós Aranha, 246, na Vila Mariana, em São Paulo.

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre ““Um Outro Pastoreio” na QuantaCon, quadrinhos em debate e prática, em São Paulo

  1. Há pessoas que possuem grandes facilidades para o lado criativo, mas para a criação prevalecer em sua vida e no seu dia-dia, é preciso estudar e procurar sempre aperfeiçoar esse dom, pois como toda atividade que fazemos exige treinamento, e tudo que é deixado de lado perdesse a prática, portanto para que permaneça a essência é preciso obter conhecimentos, buscar sempre informações e novas referências.

    Como podemos ver é claro que para criar essa nova história o Índio e Mart, utilizaram de seus conhecimentos e experiências vividas, buscaram referências de outras literaturas, principalmente do livro “Neguinho do Pastoreio”, aonde no seu livro eles recordam o mito e a conexão com a mitologia afro-brasileira.

    Uma inteligência que percebi foi a Lógica já que para criar a história eles se embasaram em um livro muito conhecido e antigo o “Negrinho do Pastoreio”, eles utilizaram da memória para começar a história, talvez não fosse possível se eles não utilizassem desta referência e do pensamento lógico, já que para cria é necessário pensar de maneira lógica e objetiva, portanto para se escrever um livro a história precisa ter nexo, não se pode apenas criar, tem que pensar na história do começo ao fim, tem que ter um começo, meio e fim de uma história. Podemos perceber também que eles utilizaram mais o lado direito do cérebro, e ao longo do tempo foram aperfeiçoando este lado.
    A inteligência Espacial foi também usada por eles, devido ao livro ser algo criativo e
    contém desenhos abstratos com profundidade, volume, desenhos esses, que são diferentes e na primeira impressão são até esquisitos, mas ao longo da história você passa a entender o conceito, possuem uma capacidade e sensibilidade enorme para desenvolver a drama e ao mesmo tempo utilizam das arte gráfica para persuadir o leitor.

    Publicado por katheryne | 2012/04/04, 11:17 PM
    • Obrigado pelo comentário, Katherine.

      O processo de criação da graphic novel “Um Outro Pastoreio” foi, realmente, um longo aprendizado que segue reverberando no presente.

      Foram várias etapas de criações (e de recriações) da narrativa até encontrarmos um equilíbrio entre texto e imagem que nos satisfizesse e que – esperamos – ajudasse a história fluir para os (então futuros) leitores.

      Convido a conhecer um novo projeto – livro/exposição – chamado “O Último Homem na Lua”: http://www.oultimohomemnalua.wordpress.com

      Cordial abraço, dMart.

      Publicado por imaginaconteudo | 2012/04/07, 6:53 PM
  2. Descobrimento do… trabalho literário da dupla Rô e San! Muito bom. Bela apresentação.
    Vou enviar , na 2a feira, o trabalho de mídia, feito por dMart em 1994. É de ver como o guri já era bom com 20 aninhos!!!!!! Ele captou imagens que nós, vis turistas, nem percebemos.
    Bjs

    Publicado por Lilia Nolte Martins | 2012/04/07, 4:58 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter – dMart

Twitter – Yara

%d blogueiros gostam disto: