//
você está lendo / you're reading...
artes visuais, exposição, fotografia, instalação, internet, palestra, producão cultural, viagens

Exposição Espaço Lúdico na Chico Lisboa

por Yara Baungarten

O Espaço Cultural da Associação Chico Lisboa recebe, a partir do dia 29/10, a exposição Espaço Lúdico, com trabalhos meus e de novos amigos artistas: Bruno Borne, Leonardo Fanzelau, Letícia Lau e Walter Karwatzki.

Exposição coletiva "Espaço Lúdico"

Serão apresentadas fotografias, objetos e vídeos, onde o jogo lúdico predomina, e segundo a curadora Ana Zavadil, “são obras instigantes que apelam para a participação do público e provocam questionamentos a cerca do mundo em que vivemos”.

A minha contribuição para esta coletiva consiste em uma série de imagens fotográficas de uma instalação que o artista Felix Bressan realizou no Campus 8 da UCS de Caxias do Sul. Um brinquedo impossível – um escorregador em zigue-zague, a obra em espaço aberto fica entre o abandono e a persistência da arte, em frente ao prédio que abriga simplesmente os cursos de artes visuais, design, arquitetura, música e moda daquela cidade fabril (e natal, no meu caso) que pouco volta os olhos para a percepção artística. O momento fotografado é o espectro da cidade: a névoa e o frio fora de hora que impede não apenas a aproximação das pessoas até a escultura, mas também as impede de enxergá-la. Minha captação do trabalho alheio chama-se Gris, pelo clima e pela ruína ferrugenta e embolorada que é hoje aquela madeira e aço, e talvez também seja toda a “cadeia produtiva” da arte plástica produzida e gerenciada no sul do Brasil.

Gris, por Yara Baungarten

O fato de expor imagens realizadas na Cidade das Artes da UCS é um elo para o que está sendo este ano para mim em relação à minha produção criativa, já que foi lá que mostrei meu trabalho de gravura, Quadrado do Espírito. E o fato desta mostra ser chamada Espaço Lúdico é uma ponte de conexão para todo o meu trabalho plástico até aqui, culminado pelo projeto Imagens Marionetáveis, onde jogo, brincadeira e a capacidade humana de ser “ludens” criam o sentido da narratividade e da manipulação.

Gris, por Yara Baungarten

E manipulação é o que Gris proporciona, pois eu desmonto o objeto inimaginável do escorregador e convido todos a recriar a imagem, o sentido e a aplicação da fotografia. Vão lá e mexam.

A exposição Espaço Lúdico abre às 17h do sábado, 29/10 e fica em cartaz até 02/12, na Associação Chico Lisboa (Travessa dos Venezianos, 19). No dia 26/11, acontece um encontro com os artistas, às 17h. O horário de visitação é das 14h às 18h, de segunda a sexta.

Discussão

Um comentário sobre “Exposição Espaço Lúdico na Chico Lisboa

  1. OI Yara
    Gostei muito de ler como nasceu GRIS e saber mais um pouco sobre o que pensa Yara Baungarten a respeito da Arte Contemporânea e mais sobre os seus últimos trabalhos. Parabéns!
    Ana Zavadil

    Publicado por Ana Zavadil | 2011/10/27, 10:59 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter – dMart

Twitter – Yara

Imagina Conteúdo Criativo no Facebook

%d blogueiros gostam disto: