Imaginando o espaço expositivo – Marionetáveis no Festival de Teatro de Bonecos de Canela

The visual artist Yara Baungarten presents the exhibition “Imagens Marionetáveis” (Marionettable ​​Images) at the 23rd International Festival of Puppet Theater of Canela, Brazil,  between 29 September and 2nd October. The project mixes puppetry, photography, video and installation.

A exposição Imagens Marionetáveis está em cartaz no Bonecos Canela 2011, entre os dias 29/09 e 02/10. São fotografias e vídeos que tem como figura central um boneco, que sem rosto e também mascarado conta suas histórias de arte, teatro e performance.

Para nossa calunga personagem, participar da 23ª edição do Festival Internacional de Teatro de Bonecos em Canela é como voltar para casa. Durante 7 edições do evento, foram captadas e reinterpretadas imagens do boneco, na cena, na praça, no palco, nos hotéis, passeando pela cidade serrana. Depois, ele se desgarrou e saiu para circular por Minas Gerais, pelo Canadá, por Nova York.

O boneco foi fotografado, revelado, vestido, recortado, editado e escaneado. Para a exposição do Festival, ele foi serigrafado, instalado e iluminado, ocupando com sua marionetabilidade a Casa de Pedra de Canela.

E ocupar os espaços expositivos fazendo com que o conceito “abrace” a galeria segue sendo o objetivo das montagens coordenadas pela Imagina Conteúdo Criativo. A Casa de Pedra é um lugares mais legais da cidade, e ela é assim:

início da montagem na Casa de Pedra

A intenção aqui é criar uma caixa preta que facilite a fruição do público para as videoartes e quadros ali instalados. Depois de tapar as janelas e criar a ambientação com luz e audio, temos o orgulho de apresentar Imagens Marionetáveis em Canela.

E temos também a instalação. Todas as imagens são marionetáveis!

Ficha técnica: boneco estampado, camiseta, luz e vento

Esta montagem foi coordenada pela artista Yara Baungarten e por Rodrigo dMart, com produção da Fundação Cultural de Canela e iluminação e aparelhagem da Área Eventos.

E no mais, saudações bonequeiras.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Lilia Martins disse:

    Yara, agora que estou inserida neste modo mais ágil, pude apreciar o teu trabalho, apresentado em Canela. Adorei! Sehr originell! Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s