//
você está lendo / you're reading...
artes visuais, exposição, fotografia, instalação, teatro de bonecos, vídeo

Imagens Marionetáveis, por Elaine Tedesco

A artista plástica Elaine Tedesco é professora de artes e acompanhou todo o processo de criação das Imagens Marionetáveis, como orientadora do projeto. Ela gentilmente aceitou meu convite para escrever sobre suas percepções a respeito das fotografias e dos vídeos que serão apresentados na Espaço Cultural da ESPM de Porto Alegre, entre 06/10 e 05/11.

“A exposição Imagens Marionetáveis que Yara Baungarten apresenta no Espaço Cultural da ESPM é composta por sequências de fotografias e vídeos nas quais a artista explicita o caráter híbrido da imagem fotográfica – contaminada nesse caso pelo teatro de bonecos e pelo vídeo.

Através da escolha de trabalhar com a manipulação de bonecos em sequências de imagens temporais, Yara Baungarten cria narrativas densas e melancólicas que podem ser vistas como metáforas da solidão. Nas fotografias e vídeos, o boneco/modelo – personagem-chave eleito por ela – desloca-se perdido no espaço urbano.

Ora nas imagens fotográficas em preto e branco ao som de uma caixa de música, em passagens que foram transformadas em stills de vídeo e são apresentadas em um storyboard fotográfico. Ora em imagens/vídeo carregadas de sobreposições e transparências seguindo uma batida ritmada presente no vídeo Esforço.

A exposição se completa com o “retrato” da boneca-bailarina e uma sequência fotográfica criada a partir do vídeo Ato dois, no qual uma bailarina, que está em sua caixinha de música e o boneco/modelo que veste uma fotografia de uma outra bailarina evocam o desejo e o sonho que um tem de se transformar em outro.

Bonecos movem-se em nossos sonhos de infância, depois guardam-se em nossas memórias, de onde às vezes são desvelados, foi assim que o trabalho de Yara Baungarten me fez recordar da história do soldadinho de chumbo.”

Elaine Tedesco, 2010

A exposição “Imagens Marionetáveis”, de Yara Baungarten, abre no dia 06/10, quarta-feira, às 19h, no piso superior da Galeria do Espaço Cultural ESPM (Rua Guilherme Schell, 268), em Porto Alegre. Fica aberta para visitação até o dia 05/11, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado, das 10h às 15h.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter – dMart

Twitter – Yara

%d blogueiros gostam disto: