//
você está lendo / you're reading...
artes visuais, exposição, fotografia, instalação, internet, música, performance, shows, vídeo

Chumaços, vídeo de “Duplas Pontas / Pontas Duplas”

During the creation and production of the exhibition “Doubles Tips / Tips Doubles”, Yara Baungarten and dMart experimented with video and photography. It is a series of four works: two of them made before the show and two were conducted with the material captured in the opening performance of the haircut. Yara and dMart talk about the process and the motivations of these videos. The first of them is “Wads”. The exhibition and performance took place in Jabutipê studio and gallery in May and June, in Porto Alegre, Brazil.

Durante a preparação da exposição e performance “Duplas Pontas / Pontas Duplas“, eu e Yara realizamos algumas experiências que acabaram sendo utilizadas e projetadas no espaço expositivo. O vídeo “Chumaços” é a primeira delas.

Na sequência, vamos publicar mais três vídeos: outro feito na pré-produção – “FioFusãoBelo – e dois criados após a performance de abertura: “Corte de Cabelo” e “Projeção de Cabelo“. Vamos comentar um pouco sobre a criação e as motivações destes trabalhos.

Em certa forma, o método deste vídeo foi motivado pela oficina do professor Charles Watson, que havíamos participado na época. Watson dá muita ênfase ao processo sem que se vise um resultado imediato de uma obra. O desafio foi realizar algo em pouco espaço de tempo e anotar (e notar) cada etapa que se desenvolvia.

Alternamos, a quatro mãos, fotografia e vídeo digitais e manipulação de cabelos (os tais chumaços) e objetos (luminárias) em uma sucessão de takes, que geraram feedbacks e retroalimentação de imagem em um monitor de TV. Foram cerca de 8 camadas de processos até o take final de 7 minutos de vídeo (que não possui cortes).

Duplas Pontas / Pontas Duplas” teve dois motes principais: identidade e cumplicidade. Neste caso, uma cumplicidade que inclui a intimidade do casal. Por isso, também mantivemos o ambiente caseiro como parte do cenário. Por exemplo, é possível notar no vídeo parte da estante da sala, um aparelho de som e a própria luminária que é parte da mobília de nossa casa. Queríamos um clima mais casual, menos produzido e controlado, mas, nem por isso, menos editado e revelado na medida do que queríamos que fosse.

Após o vídeo, criamos uma trilha sonora no mesmo estilo “caseiro”. Uma das atividades rotineiras que realizo com prazer é lavar louça, uma terapia que me ajuda a relaxar e pensar. Assim, gravamos dois takes de áudio de lavagem de louça. Selecionamos trechos e na edição colocamos o som em dois canais, abrindo estéreo (left/right) com aplicação de filtros diferentes – delay e reverb – em cada uma das tracks. Todo o processo fluiu muito rapidamente. Em certa de quatro horas, o vídeo estava pronto.

Após a perfomance de abertura, selecionamos cinco frames (quadros) do vídeo e ampliamos em fotografia para ocupar um espaço da parede na galeria Jabutipê (no local onde a banda The Dancing Demons estava posicionada) até o final da exposição.

Particularmente, curto alguns “fades to black” que foram gerados pelo tempo de processamento da fotografia digital, entre o clique e o armazenamento na máquina. A máquina de fotografia estava plugada ao monitor para que a gente captasse o vídeo simultaneamente. Por isso, há escurecimento em diversos momentos do vídeo.

Depois de assistir na galeria, criticamos o vídeo “Chumaços” por estar um pouco longo demais. Cerca de 8 minutos. Mas não fizemos nenhum corte para que fique como registro deste processo.  Um fator importante para nós foi a diversão. Produzimos e criamos curtindo todas as etapas.

O projeto mesclou fotografia, vídeo, música, escultura e corte de cabelo. A exposição/performance “Duplas Pontas / Pontas Duplas“, de Yara Baungarten e dMart, ocorreu na Jabutipê Atelier e Galeria entre 15/05 e 05/06 deste ano. A galeria está localizada no centro histórico de Porto Alegre (Brasil). Um espaço muito bacana coordenado pelo artista plástico Antônio Augusto Bueno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter – dMart

Twitter – Yara

Imagina Conteúdo Criativo no Facebook

%d blogueiros gostam disto: