//
você está lendo / you're reading...
artes visuais, exposição, fotografia, instalação, internet, música, performance, shows, vídeo

Propagando Pontas Duplas

A exposição/performance/videoarte “Duplas Pontas / Pontas Duplas” chega ao final de sua trajetória na Jabutipê. Durante as últimas semanas, passamos por ótimos momentos com amigos e visitantes, que prestigiaram a montagem das fotos, o evento de abertura e o espaço do Antônio Augusto Bueno.

E tivemos ótimas oportunidades de divulgação, com amigos e colegas jornalistas, que nos deram muita atenção e carinho, atendendo as nossas solicitações através da BD Divulgação (Bebê Baumgarten e Kellen Hoehr) .

Para celebrar as relações que foram estabelecidas por conta deste projeto, colocamos um trecho da matéria que Yara Baungarten concedeu a Fernando Felix Lopes, estudante de jornalismo da PUC/RS e que foi publicada na revista experimental CyberFam (no link você lê a reportagem completa com áudios de Yara e Antônio Augusto Bueno).

Boa leitura e muito obrigado a todos!

EXPOSIÇÃO TRANSFORMA CABELOS EM ARTE

por Fernando Felix Lopes, de Porto Alegre (publicada em 26 de maio na revista experimental CyberFam)

Fotografia, vídeo, música e corte de cabelo. É desta mistura que surge o trabalho Duplas Pontas / Pontas Duplas, de Yara Baungarten e Rodrigo dMart. Ela, fotógrafa. Ele, músico. Ambos jornalistas. Meio ano de coleta de fios e chumaços dos cabelos do casal viraram um trabalho multimídia que está exposto no Jabutipê, ateliê localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, desde o dia 15 de maio.

A ideia surgiu do acaso. Depois de mexer na cabeleira de dMart e extrair algumas pontas duplas, Yara colocou-as em cima de um papel branco e fotografou. “Vi nelas uma beleza interessante”, comenta. Os primeiros registros foram simples e informais, como ela própria descreve. “Foi o Rodrigo quem me estimulou a ir além, a buscar mais resultados deste fio”, relata.

Efetuadas algumas sessões de fotografia, decidiram mostrar os resultados obtidos para Antônio Augusto Bueno, artista plástico e coordenador do Jabutipê. Bueno disponibilizou o espaço do ateliê para a realização de uma exposição. A partir daí, Yara investiu mais na captação de imagens, com a gravação de vídeos e o uso de lentes de maior aproximação, e na coleta de matéria-prima, os fios.

Os artistas trabalharam também com um diferencial para a exposição. Optaram por elaborar uma performance para o evento de abertura, realizada dentro do ateliê, onde as fotografias estão expostas. O ambiente foi transformado em um salão de corte de cabelo com música ao vivo. Enquanto Yara cortava os cabelos e a barba de dMart, a banda de afro-metal The Dancing Demons – da qual ele é baterista – tocava música instrumental.

Depois de ficar completamente careca, dMart assumiu as baquetas por duas músicas, enquanto Yara projetava imagens dos chumaços de cabelo sobre o grupo. Por último, o casal depositou os cabelos cortados em caixas de acrílico fixadas à parede – o que somou mais um elemento para a exposição. A apresentação foi registrada em fotografia por Renata Stoduto. Cinco imagens foram adicionadas à “Duplas Pontas / Pontas Duplas” posteriormente.

Por trás de toda a manifestação estão conceitos como “intimidade e identidade”, conforme explica Yara. Antônio Augusto Bueno acredita que os fios de cabelo mostrados na fotografia se aproximam dos traços do desenho, uma atividade à qual ele se dedica.

A “Duplas Pontas / Pontas Duplas” pode ser visitada de terças a sábados, das 15h às 19h ( Rua Cel. Fernando Machado, 195 – Centro ). No último dia de exposição, 5 de junho, serão exibidos os vídeos da performance. Nesta data, Yara e dMart farão um bate-papo com o público e haverá uma nova apresentação do grupo The Dancing Demons.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter – dMart

Twitter – Yara

Imagina Conteúdo Criativo no Facebook

%d blogueiros gostam disto: