//
você está lendo / you're reading...
artes visuais, cinema, cursos, documentário, exposição, fotografia, gravura, ilustração, instalação, internet, literatura, música, poesia, producão cultural, quadrinhos, shows, teatro de bonecos, televisão, vídeo

Estação Cultura de cara nova!

O programa Estação Cultura está completando 15 anos no ar em 2010. E debuta com nova estrutura visual na grade de programação da TVErs. A principal mudança é o horário: estamos veiculando o Estação às 19h30, de segunda a sexta. Mas a cereja do bolo está na parte gráfico-musical. Depois de dois anos de gestação deste projeto, finalmente conseguimos concretizar a proposta de renovar o programa.

No Estação Cultura 2010, a vinheta de abertura é assinada pelos videoartistas Nelton Pellenz e Dirnei Prates, do Cine Água. Eles trabalharam em cima do conceito de que a palavra estação, que além de marcar o tempo decorrido – as estações do ano -, também lembra um lugar de passagem, onde se chega e se vai e onde podem fluir energias culturais. Eles criaram o vídeo baseados na trilha sonora de Marcelo Fruet. O músico compôs elementos sonoros sobre as notas já existentes na música original do programa. Ele, que mantém o grupo Fruet e os Cozinheiros, produziu a música no seu atelier, o Estúdio 12 Experiência Sonora.

A abertura ganhou também grafismos da equipe de Artes da TVE, que formatou a nova logotipia. E o resultado é este:

E a pedido da produção do Estação, os videoartistas fizeram ainda micro vinhetas para as passagens internas da emissão.

Outra novidade é a ambientação cenográfica. Sai o fundo em ciclorama e entra a concepção do artista visual Leandro Selister, que trabalha com grafite eletrônico. Partindo das ideias que remetem o nome Estação Cultura, Selister montou um painel imagens que fazem referência a arte e cultura.

Ele plotou ainda a nova bancada do programa com os temas que são abordados: literatura, cinema, música e por aí vai.

E nos novos enquadramentos está incluído a preciosidade da TVE, um piano de cauda Steinway.

Na equipe atual, Newton Silva está na apresentação, Luciano Alfonso na produção executiva, Yara Baungarten na edição, com Evaldo Becker na edição de VTs. Tem ainda o trabalho dos cinegrafistas, da repórter Elen de Oliveira e  auxílio de alguns estagiários mais engajados e ligados em Cultura e os pitacos pertinentes do Rodrigo dMart, que saiu da edição do Estação para assumir papel semelhante no Jornal da TVE.

Newton Silva, Yara Baungarten e Luciano Alfonso no cenário da atração

No início da proposta da nova identidade visual, o programa tinha Marla Martins como apresentadora, e a vinheta de abertura era assim:

Discussão

2 comentários sobre “Estação Cultura de cara nova!

  1. Caros amigos, parabéns pelo realizado. Intro ficou experimental, eu diria… Boa fortuna para os aventureiros do conteúdo. Abr!

    Publicado por felipe s franke | 2010/03/25, 3:22 PM
  2. como diria um amigo vulcano, “vida longa e próspera” para o Estação e seus bravos defensores!

    Publicado por rodrigo rocha | 2010/03/25, 6:39 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter – dMart

Twitter – Yara

Imagina Conteúdo Criativo no Facebook

%d blogueiros gostam disto: